Polícia Federal faz operação em Juazeiro; desvio do Fundeb entre 2017 e 2018

A operação “Fruto de Espinho 2” apura fraude em licitação, lavagem de dinheiro e desvio de recursos do Fundeb, em Juazeiro, entre 2017 e 2018.

07/12/2021 | Madson Vagner | Cariri

A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão em Juazeiro do Norte, Fortaleza e Jati, na manhã desta terça-feira, 07. Os mandados foram expedidos pela 16ª Vara da Justiça Federal, na operação “Fruto de Espinho 2”, que apura fraude em licitação, lavagem de dinheiro e desvio de recursos do Fundeb em Juazeiro, entre os anos de 2017 e 2018.

A operação, que contou com 15 policiais federais, apreendeu mídias de computadores, celulares e documentos. As investigações tiveram início em 2019, a partir de indícios de um esquema de corrupção e que teria recebido R$ 6,2 milhões. São investigados dois processos de licitação, com possível favorecimento a agentes políticos e manobras com vistas à lavagem de dinheiro.

Nesta segunda fase, a investigação foca na aquisição de apartamentos no bairro Lagoa Seca, em Juazeiro, com destinação de unidades, ou equivalente em dinheiro, a ex-prefeito como forma de propina. Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, estelionato qualificado, corrupção ativa e passiva e peculato.

Relacionadas:

Topo