Políticos do Cariri repudiam atos antidemocráticos em Brasília

Os políticos caririenses usaram as redes sociais para condenar os ataques antidemocráticos que deixaram um rastro de destruição em Brasília, dia 08.

10/01/2023 | Madson Vagner | Cariri

Prefeitos, deputados estaduais e federais, da região usaram as redes sociais para condenar os ataques antidemocráticos que deixaram um rastro de destruição nas sedes do Congresso, STF e Palácio do Planalto, domingo, 08, em Brasília. Notas de repúdio foram publicadas pelos deputados estaduais Fernando Santana (PT), Guilherme Landim (PDT) e David de Raimundão (MDB).

No Crato, o prefeito Zé Aílton Brasil (PT), disse ter visto com perplexidade “ataques ao estado democrático de direito cometidos por uma multidão raivosa que não aceita o resultado fragoroso das urnas”. Em Juazeiro do Norte, o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) destacou que fazer oposição é um direito, mas “vandalismo, quebradeira ou qualquer ato de violência são ações inadmissíveis”. Em Barbalha, Guilherme Saraiva argumentou que “a democracia de nosso país precisa ser incessantemente defendida”.

Os deputados federais Idilvan Alencar (PDT) e Yury do Paredão (PL) também se manifestaram contrários aos atos. Idilvan pediu que “os responsáveis sejam identificados e punidos exemplarmente”; enquanto Yury lembrou que o Congresso Nacional, um dos locais atacados, “é a representação da democracia” brasileira.

O ex-senador e deputado federal, Eunício Oliveira (MDB), disse que as ações de vandalismo depredam não somente os locais públicos, mas a democracia. “É urgente que autoridades e lideranças políticas responsáveis se unam e apliquem a lei de combate ao terrorismo, sem concessões e com o rigor requerido”, recomendou.

As reações dos políticos caririenses foram seguidas por organizações de movimentos sociais que atuam na região. Um ato conjunto em defesa da democracia foi realizado na tarde da segunda-feira, com concentração em frente à Prefeitura de Juazeiro do Norte e seguindo por ruas do Centro.

(Com informações do Jornal do Cariri).

Relacionadas:

Topo