e-Política
MadsonVagner
*PUBLICIDADE
Prefeito Barbalha entrega sede do Samu e anuncia boas notícias para saúde do município

O prefeito Argemiro Sampaio inaugurou nessa terça-feira, 18, a sede do Samu em Barbalha. Na oportunidade, anunciou a implantação do Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico.

18/02/2020 | Madson Vagner

“Não fiz muito para ser prefeito, mas tenho obrigação e trabalho muito para o bem estar e melhorias na qualidade de vida de todos os barbalhenses”, disse Argemiro Sampaio, na manhã desta terça-feira, 18, ao inaugurar a sede do Samu, em Barbalha, no bairro Alto da Alegria. Na oportunidade, anunciou boas novas, como a implantação do Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico, em cuja unidade funcionará também o Centro Especializado de Fisioterapia voltado, sobretudo, para os idosos. Divulgou, ainda, a reforma do posto de saúde Alto II e a chegada de veículo para entrega de medicamentos.

Argemiro falou da luta antiga pelo equipamento, considerando a demora (de até 1 hora) para atendimentos de urgência no Município. “Hoje, temos o Samu graças à parceria com os governos federal e estadual, bem como o senador Eunício Oliveira e o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, sem o empenho dos quais Barbalha não seria contemplada”, ressaltou. O prefeito comunicou que, motivo de força maior, os representantes do governo estadual não puderam vir a Barbalha para a entrega da ambulância, que já se encontra em seu poder, mas o farão nos próximos dias, em data a ser combinada. A partir de então, o Samu poderá ser acionado por meio do número 192.

O prefeito deu ênfase à criação do Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico, que funcionará no prédio da UPA. Explicou que Barbalha tem quatro hospitais abertos 24 horas mas persiste a necessidade de atendimento. Com o apoio da Universidade Federal do Cariri, serão, de princípio, 15 especialidades, além do Centro Especializado em Fisioterapia.  Anunciou, ainda, o atendimento médico domiciliar para os que têm dificuldade de locomoção, a implantação de mais 3 bases para o programa “Saúde Toda Hora”, reforma do posto de saúde Alto II e um veículo para entrega de medicamentos.

Irmã Rosa Maria, do Hospital São Vicente, disse que “o momento deve ser registrado com alegria por se tratar de um grande bem para a sociedade e, sobretudo, para os que precisam de serviço emergencial”. A secretária de Saúde, Pollyanna Callou, exaltou a relevância do Samu que, ao dar mais agilidade no atendimento, salvará mais vidas e toda a população será beneficiada. “Em várias situações, como em casos de AVC, o tempo para socorro do paciente é determinante”, disse. Ela também deu explicações sobre como funciona o Samu e a estrutura necessária para cumprimento de sua missão.

“Precisamos pensar primeiro no paciente e esta administração trabalha para o bem do povo barbalhense, principalmente, para os mais pobres”, disse o vice-prefeito Ernandes Garcia, em seu discurso. Enfatizou que a implantação do Samu no Município era um desejo de muito tempo e que a ambulância fará grande diferença no atendimento desses casos de urgência, como em acidentes graves. Ernandes Garcia parabenizou o prefeito, a titular da Saúde e todos que tornaram possível a chegada desse benefício a Barbalha. Estiveram presentes vereadores, secretários e assessores municipais, dentre outros convidados para o evento.

Assessoria de Imprensa

*PUBLICIDADE
*PUBLICIDADE
Especial/Reportagem

Livro

Leia Também: