
A Câmara de Santana do Cariri, fechada com o prefeito Samuel Werton (PT), aprovou, na quinta-feira (14), um projeto que modifica o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores do município, implantado a menos de dois anos. A iniciativa do Executivo altera o projeto original, o que, para alguns professores, é considerado um retrocesso na valorização da classe.
Foram cinco votos favoráveis, três contrários e uma abstenção, que revoltaram os professores presentes. Na mesma sessão, a base de Samuel aprovou emenda que abre espaços para contratações temporárias em detrimento aos concursos. O sindicato da categoria no Ceará, a Apeoc, ingressou com ação judicial para derrubar a aprovação, mas espera resposta.
O detalhe do projeto é que o PCCR, aprovado em 2023, foi articulado pelo prefeito Samuel, também, autor da modificação atual. Na avaliação dos professores, Samuel só articulou o projeto original por interesses políticos; queria ser reeleito. Na época, Samuel chegou a mobilizar deputados. Hoje, professores de Santana do Cariri se mostram arrependidos de terem votado no atual prefeito.