
A presidente da Câmara de Iguatu, vereadora Eliane Braz (PSD), assumiu a Prefeitura, na quinta-feira, 03, após decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que cassou os mandatos do prefeito Ednaldo Lavor (PSD) e do vice, Franklin Bezerra. A chapa foi cassada por abuso de poder político, durante a campanha de 2020, quando Ednaldo foi reeleito.
A Câmara recebeu a decisão no dia 1º novembro, encaminhada por ofício assinado pelo juiz eleitoral, Eduardo André Dantas Silva, da 13ª Zona Eleitoral do Estado. O documento comunicando da decisão pediu o “imediato” afastamento e providências para a posse da prefeita interina.
Eliane Braz, que é esposa de Ednaldo, fica no cargo até a realização de novas eleições a serem marcada pelo TRE. Mesmo com a decisão, o prefeito cassado ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas segundo análise de especialistas com poucas chances de retornar ao cargo.
“É uma determinação da Justiça, e a gente aguarda ser por poucos dias, mas estou aqui firme e forte para dar continuidade a essa gestão,” disse Eliane, confirmando a expectativa de que não haverá mudanças na condução da gestão.