e-Política
MadsonVagner
*PUBLICIDADE
Propaganda gratuita adia confronto entre candidatos do Crajubar; fase é de apresentações

Com prioridade na apresentação dos candidatos, a propaganda eleitoral gratuita em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, acabou adiando o confronto entre os grupos.

13/10/2020 | Madson Vagner

A propaganda eleitoral gratuita está no ar desde a sexta-feira (09) nos mais 570 municípios do Brasil. No Crajubar, maior conglomerado urbano da região do Cariri, o início da propaganda não confirmou o que estava sendo desenvolvido na pré-campanha: um enfrentamento de ideias e acusações entre bases de apoios dos atuais prefeitos e suas oposições. Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, têm prefeitos candidatos à reeleição.

A campanha do prefeito Arnon Bezerra (PTB), em Juazeiro, tem relacionado as ações desenvolvidas pela gestão e sua necessidade de continuidade. Já a oposição, liderada pelos candidatos Gledson Bezerra (Podemos), Ana Paula Cruz (PSB) e Nelinho Freitas (PSDB), têm direcionado críticas amenas à gestão de Arnon, com foco maior na saúde.

Além de poucas críticas, os candidatos oposicionistas têm usado seu tempo no horário eleitoral, prioritariamente, para se apresentar aos eleitores, com a participação de apoiadores e familiares. As críticas mais contundentes estão sendo feitas por Ana Paula, que promete construir um novo hospital municipal e melhorar os salários dos profissionais da saúde.

No Crato, o prefeito Zé Ailton Brasil (PT), também, tem investido na estratégia de sequência administrativa como diferencial para o desenvolvimento do município. A campanha se baseia em conquistas como estabilidade fiscal, obras e a parceria com o Governo do Estado.

Na oposição, as críticas dos candidatos Arthur de Zé Adega (PSL) e Dr. Aluísio (Pros), seguem na direção dos aumentos de impostos e da taxa de água, essa de responsabilidade da Saaec (Sociedade Anônima de Águas e Esgotos do Crato). Aluisio Brasil chegou a gravar em frente a empresa para demonstrar sua insatisfação. Ele promete rever os valores praticados.

Arthur de Zé Adega, promete rever a política fiscal que, segundo ele, tem atingido toda a população cratense. Já a candidata do Psol, Zuleide Queiroz tem se mantido no debate sobre a necessidade de maior atenção aos desequilíbrios sociais no município. Os três candidatos, também, aproveitaram o horário eleitoral para se apresentarem aos eleitores.

Em Barbalha, o esperado confronto entre as candidaturas do prefeito Argemiro Sampaio (PSDB) e Guilherme Saraiva (PDT), ainda, não aconteceu. Os candidatos tem aproveitado seus programas para apresentarem propostas e se apresentarem a população.

Apesar do clima político mais ameno, a expectativa é que o debate comesse a ficar mais acirrado a partir do dia 19, quando a propaganda gratuita terá atingido 10 dias e a fase inicial de apresentações dos candidatos terminar. As propagandas estão sendo divididas em dois blocos de 10 minutos cada, em rádio e TV.

Além dos blocos, veiculados nos períodos da manhã e tarde, os candidatos têm 70 minutos de inserções diárias na programação, também, em rádio e TV. A propaganda gratuita vai até o dia 12 de novembro e o primeiro turno das eleições será em 15 de novembro. No Cariri não acontecerá segundo turno.

*PUBLICIDADE
*PUBLICIDADE
Especial/Reportagem

Livro

Leia Também: