PT deve chegar a 16 prefeituras e se tornar o maior partido do Cariri

Sob o comando do deputado federal José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara, o partido saiu de quatro prefeitos para nove até agosto.

13/09/2023 | Madson Vagner | Cariri

O Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará tem anunciado a realização de um evento de filiação de novos prefeitos para este mês de setembro, em Fortaleza. Mesmo sem data definida, o evento vem levantando expectativas sobre a mudança no cenário político do Estado. Da região do Cariri, os prefeitos de Campos Sales, João Luiz, e de Nova Olinda, Ítalo Brito, já confirmaram a presença no evento.

O avanço petista no Cariri foi iniciado ainda nas eleições de 2022, quando o partido recebeu um número significativo de apoios de prefeitos às candidaturas majoritárias de Camilo Santana (ao Senado) e Elmano de Freitas (Governo do Estado). Hoje, sob o comando do deputado federal José Guimarães (PT), líder do governo Lula na Câmara, o partido saiu de quatro prefeitos eleitos para nove até agosto, com a filiação da prefeita de Jati, Mônica Mariano.

Logo depois da eleição que deu vitória a Elmano e Camilo, o partido recebeu as filiações de Edson Veriato (Potengi), Cícero Figueredo (Milagres), Aniziário Costa (Jardim) e Taiano Martins (Tarrafas). Eles se somam aos prefeitos do Crato, Zé Ailton Brasil; de Mauriti, João Paulo; de Altaneira, Dariomar Rodrigues; e de Abaiara, Afonso Tavares, eleitos pelo partido em 2020.

Segundo informações da assessoria de Guimarães, o número de prefeitos filiados ao PT pode ficar ainda maior. Estão em negociação os prefeitos de Santana do Cariri, Samuel Werton, e de Penaforte, Rafael Ângelo. Outros nomes como Guilherme Saraiva, prefeito de Barbalha, e Libório Leite, prefeito de Assaré, estariam esperando apenas o aval de Camilo Santana para definir a filiação.

Se todas as expectativas se confirmarem, o PT se tornará o maior partido do Cariri, com 16 dos 29 prefeitos, o que deixará a sigla bem próxima da meta estabelecida, de finalizar 2024 com 50 prefeitos no Ceará. Dos 16 prefeitos citados, nove podem disputar à reeleição.

Relacionadas:

Topo