O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, está de saída do PDT. A decisão veio após a confirmação do partido em apoiar a reeleição do prefeito José Sarto (PDT), mal avaliado em pesquisas de opinião. Nome certo na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, Evandro começou a ser disputado pelo Republicanos e pelo PT.
O presidente do Republicanos, Chiquinho Feitosa, tem feito investidas para atrair o presidente Evandro e todos os dissidentes do PDT. O ministro da Educação Camilo Santana é um dos articuladores dessa aproximação com o Podemos. Camilo tenta conter o ímpeto do PT de Fortaleza em lançar candidatura própria, hoje, tendo a frente a deputada federal Luizianne Lins.
A surpresa veio no dia 30 de abril último, com a declaração do deputado estadual e líder do PT na Assembleia, Diassis Diniz, de que o partido deseja a filiação de Evandro para ser candidato a prefeito de Fortaleza. Diassis disse que haverá uma conversa com Luizianne para compor com Evandro. O petista garantiu ainda que tudo está articulado com o governador Elmano de Freitas e o ministro Camilo.
Nessa segunda-feira, 1º, o líder do governo Elmano na Assembleia, Romeu Aldigueri, disse que Evandro seria o melhor nome para a disputa em Fortaleza. Romeu avaliou o presidente Evandro como estadista, humilde, transparente, homem do diálogo, respeitado e querido por todos até da oposição.