O PT de Barbalha deve mesmo permanecer com a presidência da Câmara. O cargo ocupado há dois mandatos pelo vereador Odair Matos (PT) deve passar para o vereador Dorivan Amaro (PT), hoje, 1º secretário da Mesa Diretora. Mesmo com a articulação feita pelo PSB de Eudoro Santana, a decisão foi a de manter a direção com o PT.
Após a diplomação, dia 17, o vereador Professor Ilanio desistiu da disputa, a pedido do prefeito Guilherme Saraiva, em concordância com o ministro Camilo Santana e o deputado estadual Fernando Santana e declarou apoio a Dorivan. O prefeito Guilherme construiu o consenso. Ilanio disse que Dorivan possui a experiência e a dedicação necessárias para conduzir a Câmara de forma transparente e eficiente.
Dorivan é militante histórico, presidente municipal do partido e assumirá o cargo pela primeira vez. O outro nome na disputa, o vereador André Feitosa (PSB), não se manifestou sobre a articulação, mas deve seguir as orientações de Camilo e Fernando. André deve permanecer na Mesa Diretora, onde é 1º vice.