PT quer candidaturas próprias em 22 municípios do Cariri

No Crajubar, Guimarães disse não abrir mão de disputar com candidaturas próprias nos três municípios. A fala acabou repercutindo em toda a região.

13/06/2023 | Madson Vagner | Cariri

Ainda durante sua última passagem pelo Cariri, em reunião com membros dos diretórios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, o deputado federal José Guimarães (PT) discutiu os objetivos do partido em nível estadual e nacional para as eleições de 2024. Segundo o deputado, o partido pretende disputar com candidaturas próprias em 22 dos 29 municípios da região.

No Crajubar, o líder petista disse não abrir mão de disputar com candidaturas próprias nos três municípios. Entre os dias 3 e 4, Guimarães trabalhou o fortalecimento do partido na região filiando o prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, e o ex-prefeito de Farias Brito, Vandevelder Freitas.

A diretriz, discutida internamente, acabou repercutindo em toda a região. No dia 8, o vereador Pedro Lobo (PT), reafirmou sua pré-candidatura a prefeito do Crato e foi enfático ao afirmar que não aceitará interferência ou imposição “de cima para baixo” na definição do nome do partido. Quer a participação decisiva do diretório e dos filiados do município.

Em Barbalha a discussão pressiona o prefeito Guilherme Saraiva, aliado petista, que chegou anunciar sua saída do PDT nas últimas eleições, mas não definiu uma nova sigla partidária. Guilherme é do grupo do ministro da Educação Camilo Santana (PT) e acompanhou a chapa petista de Elmano de Freitas contra o PDT de Roberto Cláudio.

Em Juazeiro, o partido tem cinco pré-candidatos, mas discute com MDB e PDT, além da formação de uma frente de esquerda com PCdoB, PV, Psol e Rede. Ainda sem definição de nomes, lideranças como o ex-prefeito Manoel Santana aponta uma candidatura do deputado Fernando Santana (PT) como pacificadora de toda a base governista, ligada a Camilo. Fernando não confirma pré-candidatura, avaliando ser cedo para as discussões.

Relacionadas:

Topo