Quatro municípios do Cariri perderam prazos para iniciar transição de governo

Campos Sales, Nova Olinda, Tarrafas e Potengi, perderam os prazos de 21 de outubro para instalação e 1º de novembro para a primeira reunião.

08/11/2024 | Madson Vagner | Cariri

Passados 30 dias do resultado das eleições municipais, pelo menos quatro municípios do Cariri não iniciaram o processo de transição de governo. Campos Sales, Nova Olinda, Tarrafas e Potengi, perderam os prazos de 21 de outubro para publicação de decreto instalando a comissão de transição e 1º de novembro para a realização da primeira reunião. Os prazos estão previstos em cartilha, distribuídas junto aos municípios Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Os processos serão acompanhados pelo Portal “Transição Responsável”, também do TCE. Até o dia 29 de outubro, 21 cidades cearenses não tinham iniciado a transição. A avaliação do TCE é que na maioria dos casos o prefeito eleito é adversário da gestão atual. No Cariri, em Nova Olinda e Potengi os prefeitos eleitos são aliados da atual gestão, ao contrário de Tarrafas e Campos Sales, onde os lados são adversários.

Em Nova Olinda, o prefeito Ítalo Brito (PT) chegou a registrar nas redes sociais uma reunião com o prefeito eleito, Leo Brito (PT), ainda no dia 7 de outubro, mas sem publicação oficial. Ficam desobrigadas de fazer transição, apenas os casos de reeleição de prefeitos. A responsabilidade de publicar decreto e conduzir a transição é a atual gestão.

Relacionadas:

Topo