Reunião de prefeitos do Cariri adia lockdown; próximo encontro será na sexta-feira

Durante o encontro, realizado nesta terça-feira, a maioria dos gestores, decidiram não decretar lockdown. Foram 17 votos a 10.

10/03/2021 | Madson Vagner | Cariri

Pelo menos 27 do Cariri e Centro Sul, participaram de uma reunião virtual na tarde desta terça-feira, 09, para decidir sobre decreto de lockdown conjunto. Durante o encontro a maioria dos gestores, acompanhados, na maioria por secretários de saúde, decidiram não decretar lockdown.

A reunião foi organizada pelos prefeitos de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Brejo Santo, que haviam se reunido na segunda-feira, 08; que avaliaram a necessidade de estender a decisão a toda a região. No encontro de terça-feira, a tese do isolamento rígido foi predominante, mas nesta terça, a decisão mudou. Foram 17 prefeitos contrários ao fechamento e 10 favoráveis.

Apesar da decisão, não está descartado a decretação do lockdown a qualquer momento. O prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra, explicou que tudo dependerá da velocidade da evolução da doença. Gledson pediu mais rigidez na fiscalização e a aplicação de medidas mais duras, como a aplicação da Lei Seca nos fins de semana para barrar o consumo de álcool, que tem provocado acidentes e lotado as UTIs dos hospitais.

Entre os próximos passos sugeridos na reunião, os prefeitos devem se reunir com entidades de classes para pedir o engajamento na fiscalização do comércio e indústria. Cada município deve apresentar o próprio decreto sobre as medidas a serem adotadas para os próximos dias.

O agravamento da pandemia na região e, sobretudo, a circulação da variante P1 do coronavírus na região, motivou a reunião. Atualmente, ao menos sete casos da variante, inicialmente encontrada no estado do Amazonas, foram identificados em três municípios do Cariri: quatro em Brejo Santo, dois em Juazeiro do Norte e um em Crato.

Como votaram os municípios:

A favor do lockdown

– Brejo Santo
– Crato
– Milagres
– Barbalha
– Pena Forte
– Mombaça
– Assaré
– Barro
– Mauriti
– Altaneira

Contra o lockdown

– Iguatu
– Nova Olinda
– Jardim
– Várzea Alegre
– Missão Velha
– Santana do Cariri
– Icó
– Juazeiro do Norte
– Aurora
– Jati
– Campo Sales
– Lavras da Mangabeira
– Cedro
– Tarrafas
– Granjeiro
– Caririaçu
– Farias Brito

Relacionadas:

Topo