Roberto Cláudio confirma pré-candidatura ao Governo; PL e União avaliam

Primeira manifestação pública do grupo de oposição ao governo Elmano, a pré-candidatura de Roberto Cláudio foi bem recebida, mas não definitiva.

02/05/2025 | Madson Vagner | Ceará

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), confirmou sua pré-candidatura a governador na eleição de 2026, na terça-feira, 29. Primeira manifestação pública do grupo de oposição ao governo Elmano de Freitas (PT), a pré-candidatura de Roberto Cláudio recebeu avaliações de lideranças do PL e União Brasil.

O presidente do PL Ceará, o deputado estadual Carmelo Neto, elogiou o nome de Roberto Cláudio, mas disse estar dialogando com outros possíveis postulantes ao Executivo, como o deputado federal Moses Rodrigues (União), o prefeito de Juazeiro do Norte Glêdson Bezerra (Podemos), e o senador Eduardo Girão (Novo). Glêdson tem se colocado fora da disputa.

“É um nome (Roberto Cláudio) excelente que tem dialogado com todos. O senador Eduardo Girão também se colocou como candidato ao Governo e nós estamos dialogando com ele, eu estive com o senador e é importante que o senador e todos permaneçam unidos no campo de oposição,” disse Carmelo, ressaltando que esteve também com Moses.

No União Brasil, o deputado estadual Heitor Férrer também teceu elogios à gestão de Roberto Cláudio em Fortaleza, e destacou que ele poderá ter uma base maior com a federação do partido com o PP. “O Roberto Cláudio tem um lastro extraordinário. Foi um grande prefeito de Fortaleza. Esse é um certificado que dá a ele a condição de disputar qualquer cargo executivo,” disse. Nos bastidores é dada como certa a filiação de Roberto Cláudio ao União Brasil.

O deputado estadual, Felipe Mota (União), elogiou Roberto Cláudio, mas ponderou que os novos filiados devem ter humildade de fazer as discussões com as bancadas federal e estadual e, também com o PP, que hoje é base do governador Elmano de Freitas (PT), e confirmou federação com o União no âmbito nacional.

Felipe trouxe um cenário em que o deputado federal AJ Albuquerque, presidente do PP Ceará, ou o secretário de Cidade, Zezinho Albuquerque (PP), também, queiram ser candidatos ao Governo, destacando a necessidade de diálogo entre as frentes. “Hoje, nós não somos só mais um partido, então nós temos que consultar e conversar e pegar autorização, tanto o PP no União Brasil, como o União Brasil para o PP, isso é natural e é bom para a política”, finalizou.

Relacionadas:

Topo