Saaec, CDL e OAB pressionam Enel em Audiência Pública no Crato

Falta de investimentos, equipes insuficientes, falhas no fornecimento e cortes indevidos, foram algumas pautas apresentadas pelas entidades.

01/05/2023 | Madson Vagner | Cariri

Falta de investimentos, equipes insuficientes, falhas no fornecimento e cortes indevidos, foram algumas pautas apresentadas na Audiência Pública sobre os serviços da Enel Ceará, dia 25, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), em Crato. A audiência, solicitada pela Câmara de Vereadores, teve representantes da Sociedade Anônima de Águas e Esgotos do Crato (Saaec), CDL e OAB.

O presidente da Saaec, Yarley Brito, apontou responsabilidade da Enel situações de falta de água no município. Segundo Yarley a Enel tem apenas 17 pessoas para dar manutenção num universo de mais de 300 mil consumidores em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. “Não há manutenção preventiva; é uma tragédia anunciada”.

“A Saaec é usuária em bairros que têm poços tubulares e quando falta energia falta água, consequentemente,” explica Yarley. Ele observa que existe um protocolo de 24 horas para o atendimento, mas que a Enel leva 72 horas para atender e mais 12 horas para restabelecer a rede. “Nós precisamos ter um canal mais direto,” reclama.

Laercio Teles, presidente do CDL, abordou as quedas de energia que prejudicam o comercio. Laercio chama a atenção para o aumenta a demanda e a estagnação do investimento. “A central de distribuição de energia do Crato é de 30 anos. A demanda aumentou muito e não houve investimentos,” disse.

José Augusto, represente da OAB, alertou para os cortes de energia em fins de semana e feriados, proibido por lei (resolução 414/10 da Aneel). Ele cita casos de cortes com conta paga que causa constrangimento ao cliente. “O corte indevido gera dano moral ou material,” observou.

Josicleio Santana, coordenador da Enel, disse ter entendido a necessidade de criar canais diretos com usuários, como a Saaec, para situações emergenciais. Segundo ele, os outros pontos levantados serão analisados com o compromisso de um retorno em breve.

Na audiência ficou deliberado que todas as pautas levantadas, que não tiveram resposta de imediato, a Câmara determinará prazo para o retorno.

Relacionadas:

Topo