
Envolvido em questões relacionadas as fronteiras, a região do Cariri recebe, a partir desta terça-feira (19), uma equipe técnica da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), para avaliar e discutir os limites territoriais de seis municípios do Ceará com o Pernambuco. Os questionamentos sobre os limites dos municípios de Santana do Cariri, Crato, Barbalha, Salitre, Jardim e Araripe, existem há mais de uma década.
Em acordo formalizado em 2024, entre as assembleias legislativas do Ceará e Pernambuco, definiu as divisas, resolvendo a primeira etapa do problema. A expectativa é que a resolução definitiva aconteça até o fim de 2026. Os do Pernambuco envolvidos nas inconsistências são: Ipubi, Araripina, Bodocó, Exu e Moreilândia.
O presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PSB), disse que o objetivo é corrigir as distorções territoriais consequentes de ajustes feitos entre 2000 e 2007. “A Assembleia Legislativa está mobilizada para garantir que o Ceará não perca nenhum centímetro de seu território nessa redefinição”, declarou.