Tensão entre Pedro Lobo e Zé Ailton expõe nova disputa interna no PT do Crato

Iniciada em 2025 com a disputa pelo comando interno, a tensão entre Pedro Lobo e Zé Ailton Brasil voltou com o período eleitoral de 2026.

16/01/2026 | Madson Vagner | Cariri

A disputa política no PT do Crato parece longe de uma trégua. Iniciada em 2025 com a disputa pelo comando interno, a tensão voltou com o período eleitoral de 2026. A frente das discussões o suplente de deputado estadual Pedro Lobo e o ex-prefeito Zé Ailton Brasil, se enfrentam publicamente, sobre a condução do partido e o processo eleitoral.

Pedro Lobo acusa o grupo liderado por Zé Ailton de quebra de acordos na sucessão municipal e sustenta que o partido perdeu autonomia. Ele aponta que sua base política estaria sendo gradualmente esvaziada, cooptada pelo grupo de Zé Ailton, através da força da máquina pública do município. O prefeito André Barreto (PT) faz parte do grupo.

Pedro Lobo tem feito a defesa de independência em relação a Prefeitura. Já o grupo associado a Zé Ailton é visto como mais pragmático, voltado à ocupação de espaços institucionais. Apesar do acirramento, Pedro Lobo descarta deixar o partido e trata o embate como democrático. A disputa tende a se intensificar.

Pré-candidatura a deputado estadual, Zé Ailton é citado como nome competitivo para a disputa deste ano, o que amplia ainda mais o conflito. André vai apoiar Zé Ailton. Prefeito duas vezes, Zé Ailton foi deputado estadual construindo influência relevante no PT estadual e local. Zé Ailton tem evitado responder a Pedro.

Relacionadas:

Topo