A transição em Abaiara está mais difícil do que o imaginado pela equipe indicada pelo prefeito Ângelo Furtado, o Angim (PT). Depois de relatar várias dificuldades para o levantamento das informações nas secretarias, a equipe acabou enfrentando a fúria do próprio prefeito Afonso Tavares (PT), na quinta-feira, 19. O ataque de autoritarismo, divulgado nas redes sociais, mostra Afonso discutindo com o coordenador da transição, Alexandre Assunção.
No vídeo, Afonso diz: “Quem manda aqui dentro sou eu, eu sou o prefeito até o dia 30”. O prefeito tentava atrapalhar os trabalhos da equipe de seis pessoas da equipe faziam o acompanhamento da prefeitura. “Foi uma situação muito constrangedora. Ele expulsou a equipe da prefeitura e ainda fez piada com o vice-prefeito eleito, Ricardo Leite, que também estava acompanhando os trabalhos”, disse Alexandre.
Em nota, o prefeito eleito Angim lamentou o ocorrido e disse que nenhum integrante da equipe desrespeitou o atual prefeito. Afonso não se manifestou sobre o caso. O caso foi denunciado ao Tribunal de Contas do Ceará (TCE) e ao Ministério Público Estadual (MPCE), responsáveis por acompanhar os processos de transição no estado.