
A disputa para deputado federal no Cariri está sendo polarizada entre os deputados Yury do Paredão (MDB) e Fernando Santana (PT). Em pelo menos quatro municípios, a disputa já é intensa e envolve articulações diretas com os prefeitos. Jardim, Missão Velha, Brejo Santo e Aurora estão na mira dos dois parlamentares, sendo disputadas palmo a palmo.
Os quatro prefeitos têm boa relação tanto com Yury quanto com Fernando. Em Jardim e Aurora, os prefeitos Antônio Coutinho (PT) e Marcone Tavares (PT), respectivamente, estavam inclinados a votar com Yury, mas agora pendem para Fernando. Em Brejo Santo e Missão Velha, a história se repete, mas há mais inclinação para votar em Yury.
A disputa vai além e chega a outros municípios, como Mauriti, onde Yury conversa com a bancada do PSB e o vice-prefeito, Cícero do Coité; enquanto Fernando se articula com o prefeito João Paulo (PT). Em Farias Brito e Potengi, Yury articula direto com os prefeitos Deda Pereira (PDT) e Salviano Alencar (PDT); enquanto Fernando conversa com vereadores. É apenas o começo de uma longa disputa.
No Crajubar, Fernando leva vantagem sobre Yury, sendo votado pelos prefeitos de Crato, André Barreto (PT), e Barbalha, Guilherme Saraiva (PT). Em Juazeiro do Norte, o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) não votará em nenhum dos dois candidatos da base governista. Yury investe nas três Câmaras para ter os votos dos vereadores, onde leva ampla vantagem sobre Fernando.