
O deputado federal André Figueiredo (PDT), reafirmou a manutenção da pré-candidatura do empresário Gilmar Bender em Juazeiro do Norte e a decisão de deixar ao governador Camilo Santana (PT) a decisão de indicar o nome para a disputa de 2020, em Barbalha. André esteve no Cariri no sábado (14), para receber o título de cidadão barbalhense. A indicação foi do vereador André Feitosa (PSDB).
Ao responder a respeito das articulações políticas para o próximo ano, o deputado André garantiu que as decisões no Crajubar estão tomadas. Sobre o anúncio de que o senador Cid Gomes (PDT) iria apoiar a reeleição do prefeito Arnon Bezerra (PTB), André disse que o senador é amigo pessoal do prefeito Arnon, mas que o partido trabalha a candidatura de Bender desde 2016 e não vai recuar.
“Nós do PDT lançamos uma candidatura em 2016 que não era a de Arnon, que era a companheiro Gilmar Bender. Nós temos a candidatura do Gilmar Bender como uma pré-candidatura confirmada e estamos buscando composições e não nos furtamos a dialogar com o prefeito Arnon,” disse André.
“Temos em momentos conjunturais posicionamentos diferentes, mesmo respeitando a administração municipal de Juazeiro do Norte. No momento adequado nós decidiremos nosso caminho; mas está clara, confirmada e mantida a caminhada com nosso companheiro Gilmar Bender à Prefeitura de Juazeiro,” finalizou André.
Em Barbalha, André reafirmou que, por ser o berço político do governador Camilo Santana, o partido seguirá sua orientação. “Estamos abertos a dialogar para buscar um caminho, mas a palavra final será do governador Camilo Santana,” disse.
Na contramão do que foi afirmado por André, o presidente municipal da sigla, Geraldo Sinésio, disse que teve garantido pelo próprio André que serão obedecidas as instâncias democráticas e as escolhas do partido para o próximo pleito. Geraldo havia anunciado a possibilidade de deixar o partido, caso não fossem respeitadas essas instâncias.
Ao Jornal do Cariri, Geraldo disse que se reuniu com as lideranças do partido, inclusive, André Figueiredo e foi demovido da decisão de deixar o partido. Geraldo garante que continua pré-candidato a prefeito de Barbalha, mesmo com a afirmação de André de que a indicação será do governador.
A situação política em Juazeiro do Norte e Barbalha devem ser observadas pelo senador Cid Gomes, presidente interino do PDT no Ceará. O senador pediu licença do Senado para articular as candidaturas e alianças do partido em todo o estado.