Barbalha anuncia fim do lixão; resíduos serão depositados em aterro privado

A partir desta semana, parte dos resíduos de Barbalha será reciclado e a outra, que não for possível reutilizar, será destinado a um aterro privado.

16/01/2023 | Madson Vagner | Cariri

O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, anunciou o fim do lixão do município, durante coletiva de imprensa na sexta-feira, 13. A partir desta semana, parte dos resíduos será destinada a reciclagem e outra, que não for possível reutilizar, será destinado a um aterro privado, onde o Município pagará por tonelada depositada. O valor a ser pago será de R$ 98 mil a R$ 110 mil, a depender do volume mês.

O prefeito Guilherme destacou que, com a medida “será dado um acondicionamento mais adequado para o lixo”. Ele avaliou ainda ser “esse é um passo importante, principalmente na questão ambiental, que às vezes esquecemos da importância de evitar a contaminação do lençol freático, de um rio que passa próximo ao lixão e, também, da atmosfera através das queimadas”.

Guilherme enumerou ainda benefícios na saúde pública, por causa da fumaça, e no turismo, por estar localizado em rota turística que dá acesso ao Caldas, Arajara e Geossítios da Chapada do Araripe. Após a coletiva, o prefeito foi até o local do lixão para, em ato simbólico, assinar o contrato que pós fim ao deposito.

Barbalha, com os outros municípios da Região Metropolitana do Cariri, integra o consórcio público para a destinação de resíduos sólidos, o Comares. O consórcio construirá uma Central de Tratamento de Resíduos na região e uma Central Municipal de Resíduos em cada cidade.

“Quando o Comares estiver operando, vamos migrar. É porque Barbalha, por conta de o lixão ser muito próximo da cidade, nós quisemos nos adiantar e, logo, acabar com o lixão e esse problema ambiental e de saúde pública”, concluiu Guilherme.

Vereadores, lideranças politicas e o deputado estadual Fernando Santana (PT), estiveram no evento. Fernando anunciou a construção de duas novas escolas para o município em parceria com Governo do Estado.

Relacionadas:

Topo