
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve em Fortaleza nesta quinta-feira, 11, onde lançou a pré-candidatura do deputado federal, André Fernandes (PL), a prefeito. André é o terceiro nome do grupo ligado ao bolsonarismo, lançado para a disputa de Fortaleza. Antes, foram lançados o senador Eduardo Girão (Novo) e o ex-deputado federal, Capitão Wagner (União Brasil).
Sem rompimento aparente, a avaliação é que a divisão é estratégica para potencializar apoio no segundo turno da eleição. Em pesquisa do Instituto Paraná, divulgada em março, Capitão Wagner tinha 33,3%, André 12,1% e Girão 4,6%.
No discurso, André Fernandes disse estar preparado para o desafio de governar uma cidade da importância de Fortaleza. “Esse aqui, presidente, é talvez o pronunciamento mais importante da minha vida: eu sou um jovem de 26 anos que está prestes a cuidar de uma cidade que está beirando os 300 anos”, disse.
Para Bolsonaro, André é o “futuro” da capital cearense. “Vamos pensar no futuro e o futuro de Fortaleza está aqui, é o nosso pré-candidato André Fernandes. É um jovem que teve coragem de se lançar para mudar o sistema harmônico que sempre operou por aqui com um jogando para o outro entre famílias, coronéis, amigos… Onde o que menos se interessa é o destino do povo”, disse.
O evento, realizado no Ginásio Paulo Sarasate, teve ainda as presenças do senador Magno Malta (PL-ES); dos deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Dr. Jaziel (PL); além dos deputados estaduais Carmelo Neto (PL), Dra. Silvana (PL) e Alcides Fernandes (PL).