Em entrevista ao Jornal O Globo, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), foi confrontado a especulação do momento no cenário político do Ceará, a sua volta para disputar pelo Governo do Estado, caso Ciro Gomes (PSDB) seja o candidato da oposição. Camilo acabou deixando a questão em aberto, ao afirmar que Elmano de Freitas (PT) tem sido um grande governador e tem o direito de concorrer à reeleição; no entanto, Camilo pontuou que a política é “dinâmica”.
“Eu não sou candidato. O Elmano tem sido um grande governador. Ele tem direito à reeleição e está bem avaliado. Mas claro que política é dinâmica,” disse Camilo, destacando que o projeto político em curso tem enfrentado dificuldades na Segurança Pública, mas que tem avanços na educação, saúde e geração de emprego. Em pesquisas recentes, Elmano fica atrás de Ciro que, sequer, se lançou candidato.
Sobre uma provável substituição de Camilo ao nome na disputa ao Governo, ao Jornal O Povo, Elmano disse que Camilo é um grande nome do PT para a disputa nacional. No cenário nacional, o nome de Camilo chegou a ser cogitado, em caso de desistência de Lula, mas perdeu força com a confirmação de que o presidente petista vai a reeleição.


