O prefeito de Carius, Wilamar Palácio (PT), continua sem resposta positiva da Justiça Eleitoral para o registro da sua candidatura à reeleição. Segundo última consulta ao portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na terça-feira, 03, Wilamar aparece com status de “aguardando julgamento”. Na segunda-feira, 02, o status era “deferido com recurso”.
Nos mesmos dias pesquisados, os candidatos da oposição, Natália Ferreira (MDB) e Cláudio Holanda (PSD), aparecem com as candidaturas deferidas. A posição causa uma instabilidade jurídica à candidatura, afetando a campanha. A Justiça Eleitoral tem até o dia 16 para julgar todas as inconsistências, mas a base de Wilamar teme pela perda de apoios.
Wilamar responde por ausência de legitimidade partidária. Segundo denúncia do MDB, o PV, partido pertencente a Federação Brasil da Esperança, junto a PT e PCdoB, estaria irregular e inviabilizando a candidatura.
São duas ações movidas pelo MDB, apontando ausência de representatividade. Na última, dia 27 de agosto, o partido alega que a convenção de Wilamar contou apenas com PT e PCdoB, portanto estaria irregular.