Crajubar pede mais UTIs e vacina em reunião com governador

Em reunião com o governador Camilo Santana, na segunda-feira (22), os prefeitos de Crato e Barbalha, solicitaram mais leitos de UTI e mais vacinas contra o covid-19.

23/03/2021 | Madson Vagner | Cariri

O governador Camilo Santana (PT) esteve reunido com 40 prefeitos da macrorregião de saúde do Cariri, na manhã dessa segunda-feira (22). O governador abordou problemas relacionados ao enfrentamento da pandemia da covid-19 na região, como a expansão do número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermarias; distribuição de oxigênio e a campanha de vacinação.

Os prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT), e de Barbalha, Guilherme Saraiva (PDT), aproveitaram o momento para cobrar, prioritariamente, vacinas para imunizar a população. Segundo Zé Ailton, o governador tranquilizou a todos dizendo que o estado está comprando a vacinas, através do consórcio dos estados para avançar com a imunização.

Outra reivindicação do prefeito cratense foi com relação aos leitos de UTI. “Pedi ao governador que o estado fizesse com o hospital São Miguel, onde estão sendo contratados leitos de UTI, como foi feito com o hospital Leonardo Da Vinci, transformado em hospital exclusivo para o tratamento da covid-19,” disse.

Do Crajubar, apenas o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), não participou do encontro remoto. Segundo o gestor, ficou impossibilitado por estar em agenda na zona rural do município, mas disse comungar com a preocupação dos colegas prefeitos que solicitaram mais leitos de UTIs e vacina.

Durante a reunião o secretário de Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, apresentou dados e fez uma análise do quadro da doença no Cariri. Dr. Cabeto comparou números de leitos e a necessidade de ampliação neste momento crítico que passa a região.

Em suas redes sociais, governador disse que “o Cariri conta atualmente com 716 leitos abertos pelo Governo do Estado exclusivos para atender pacientes com Covid, e ainda vamos expandir esse número para garantir atendimento de qualidade aos cearenses que moram na região.” O governador não disse quantos novos leitos serão abertos.

Segundo informações da assessoria do Hospital Regional do Cariri (HRC), a previsão é de um aumento de cerca de 40% dos leitos para covid-19.

O encontro do Cariri, foi o terceiro promovido pelo estado para tratar de estratégias de enfrentamento a segunda onda do covid-19. As duas primeiras foram com os gestores das macrorregiões Norte e de Fortaleza. Ainda esta semana, o governo anuncia reuniões com os prefeitos do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe.

(Jornal do Cariri).

Relacionadas:

Topo