
A Câmara de vereadores do Crato fechou o ano de 2021 zerando a pauta, com a aprovação de projetos do Executivo, sobre a doação de terrenos públicos para empresas e entidades públicas e religiosas. Os projetos, votados nas sessões dos dias 27 e 28, segunda e terça-feira, respectivamente, em regime de urgência, tiveram apenas uma abstenção.
Foram beneficiadas duas empresas e três entidades. Entre elas, as distribuidoras “B3 Comércio de Alimentos” e a “Lidercom Distribuidora e Comércio de Alimentos”. A Lidercom Alimentos se compromete em investir R$ 5 milhões na instalação e uma geração de ISS (Importo Sobre Serviço de Qualquer Natureza) prevista para R$ 2 milhões por ano.
Para o vereador Luiz Carlos (PDT), líder do prefeito na Câmara, além dos investimentos e previsão de arrecadação, os projetos abrem espaço para a geração de emprego e renda. “O Crato tem que ter uma política pública de atração, de instalação de empresas que possam gerar renda e emprego, tendo em vista a carência em nosso município”, disse.
A vereadora Mariângela Bandeira (PMN) ressaltou o benefício para a população com a seção de uso de um terreno nas proximidades da estátua de Nossa Senhora de Fátima à Associação Pastorinhos do Monumento de Nossa Senhora de Fátima. O grupo Católico se comprometeu em construir uma casa de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Voto contrário aos projetos, o vereador Gabriel Figueiredo (Pros) ressaltou que não estava votando contra o progresso do Município. Ele criticou a forma de urgência como os projetos deram entrada e foram colocados para votar. Gabriel ressalta a necessidade de maior discussão com a sociedade sobre as doações. “Não concordo, por ser regime de urgência; não está certo. Era pra ser mais debatido com a população”, disse.
Os outros beneficiados com as seções e doações foram a Cogerh (Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará) e o Procem (Projeto Cultural Edite Mariano).
Outras pautas, como o projeto de regulamentação de concessão de títulos de cidadão, de autoria do vereador Luiz Carlos, e sobre os benefícios a alunos portadores de deficiência nas escolas e em supermercados foram aprovados nas sessões.
Autor do projeto que beneficia portadores de deficiência, o vereador Fernando Brasil (PP) considera a discussão um avanço social. O projeto prevê que crianças com deficiência tenham prioridade nas matriculas em escolas mais próximas das suas residências.
As sessões da Câmara do Crato retornam no dia 3 de fevereiro de 2022.
(Jornal do Cariri).