Elmano vai trocar gestão do Parque de Exposição do Crato; sai Accoa e entra Fetraece

A responsabilidade pela articulação de fazer a troca da Accoa pela Fetraece, ficou com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz.

14/02/2023 | Madson Vagner | Cariri

Depois de 15 anos sob a gestão da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Biorregião do Araripe (ACCOA), a administração do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, em Crato, pode mudar de mãos. A gestora do parque comanda a Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados do Crato, que acontece tradicionalmente no mês de julho, junto com o Festival ExpoCrato.

A decisão é do governador Elmano de Freitas (PT) e ainda não foi anunciada oficialmente. Segundo fontes do Governo do Estado, Elmano iniciou a conversa sobre a substituição no dia 11 de janeiro, durante a primeira reunião com o secretariado, no Palácio da Abolição. A responsabilidade pela articulação ficou com o secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Moisés Braz.

No dia 12, Moisés Braz usou as redes sociais para enaltecer o papel da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) na criação da SDA. “Fiz questão de ressaltar um pouco da história da criação da SDA, que remete a uma negociação, em 2006, entre a Fetraece e o então pré-candidato ao governo do Estado, o hoje senador Cid Gomes. Agradeci ao governador por nos confiar a condução da política de Desenvolvimento Agrário do Ceará. Trabalho não vai faltar!”, destacou.

O fechamento da posição pela substituição teria acontecido durante o lançamento do programa Hora de Plantar, dia 24 de janeiro, em Baturité. Após o evento, o secretário Moisés Braz oficializou a Fetraece um pedido de projeto para assumir a gestão do Parque. Uma equipe da Fetraece já visitou o parque, levantando informações sobre estrutura, manutenção e necessidades de reparos.

Elmano teria justificado a decisão na necessidade de uma renovação, principalmente na área que compreende o agronegócio. O governador quer a inclusão de expositores ligados a agricultura familiar e a ampliação da participação dos grandes expositores. A ideia é melhorar o volume de negócios e a qualidade da exposição agropecuária. Não há indicação de troca da empresa responsável pela área de shows. (Jornal do Cariri).

Relacionadas:

Topo