Esgotado as discussões políticas com parlamentares do partido, a direção estadual do PDT no Ceará, resolveu abrir processo disciplinar para expulsar quatro deputados estaduais e um vereador de Fortaleza. Estão na lista os deputados Antônio Henrique, Cláudio Pinho, Lucinildo Frota e Queiroz Filho; além do vereador PP Cell.
O partido justifica a ação, leva em conta o alinhamento dos parlamentares com a oposição ao governo Elmano de Freitas e a aproximação com o PL, já que o partido integra a base governista. Os pedidos de expulsão foram acatados pelo Conselho de Ética do partido no dia 19, concedendo prazo de oito dias para apresentação das defesas. No caso do vereador PP Cell, foi acionado o Conselho de Ética do diretório de Fortaleza.
Nos bastidores, a medida é vista como uma antecipação das saídas dos parlamentares, que estariam esperando a janela partidária para confirmar a saída. Antônio Henrique e Lucinildo Frota devem se filiar ao PL, enquanto Cláudio Pinho e Queiroz Filho negociam com o PSDB.
O presidente estadual do PDT, deputado federal André Figueiredo, afirmou que a posição dos parlamentares é legítima, mas incompatível com a orientação do partido no Estado, e que o objetivo é acelerar a saída. Cláudio Pinho, atual líder do partido na Assembleia Legislativa, confirmou disse que a representação não tem base legal.


