
Para manter o poder é preciso mostrar forma em eleições, isso é fato. E o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helter, sabe bem disso. Na eleição deste ano, Zé Helder emplacou seus dois candidatos em primeiro lugar e com votações bem próximas. O federal, Domingos Neto, teve 23,60% e Guilherme Landim ficou com 26,11%.
Positivo pelas primeiras posições, mas preocupante pelos percentuais. A avaliação é que os percentuais são baixos. O bom desempenho de Mauro Filho, Yury do Paredão, José Guimarães, todos federais; e os estaduais Agenor Neto, Julinho e Nizo Costa, mostra uma pulverização que poderá decidir o rumo da próxima eleição municipal. Já cresce a especulação de nomes, sem passar pelo crivo de Zé Helder.
A grande pulverização dos votos para estadual e federal, mostra a força das lideranças na Câmara. Hoje, a avaliação é que uma candidatura indicada por Zé Helder, pode não ser consenso na base. Para completar, Zé Helder tentou pegar carona nos 79,99% dos votos de Lula para presidente. Recentemente, o prefeito disse que a votação tem muito do seu empenho. Foi motivo de piada.