Janela partidária. PDT faz caça às bruxas; PTB e Cidadania fortalecidos em Juazeiro

O PDT divulgou nota desligando dos vereadores Márcio Joias e Auricélia Bezerra. PTB e Cidadania filiaram 13 dos 21 vereadores de Juazeiro do Norte.

08/04/2020 | Madson Vagner | Cariri

O pré-candidato a prefeito de Juazeiro, Gilmar Bender, resolveu fazer uma caça às bruxas no PDT, seu partido. Aproveitando a janela partidária, divulgou uma nota anunciando o desligamento dos vereadores Márcio Joias e Auricélia Bezerra.

Márcio e Auricélia fazem parte da base política de Arnon, defendem sua reeleição, mas estavam decididos a permanecer no PDT. Foram pegos de surpresa com a decisão que comunicou o desligamento. Bender quer afastar possíveis traidores e, para impor sua vontade, teve o aval do deputado federal André Figueiredo.

Sobreviveu apenas a vereadora Rita Monteiro, que tem mantido uma posição entre independente e oposição ao governo Arnon. Apesar do pulso forte, Bender pagará um alto preço político por ter abandonado a base do partido na Câmara.

PTB e Cidadania fortalecidos

O fechamento da liberação autorizada para a troca partidária revelou um crescimento exponencial do PTB do prefeito Arnon Bezerra. Além de Auricélia Bezerra e Márcio Jóias, rejeitados pelo PDT, o PTB terá o presidente da Câmara, Darlan Lobo, e os vereadores Nivaldo Cabral, Capitão Vieira, Damian de Firmino e os primos Davi e Adauto Araújo.

Esse crescimento foi uma vitória de Arnon, mas um grande desafio para os vereadores, que acabaram no chamado “partido da morte”. Eles acreditam na força do prefeito para se reeleger. A mesma avaliação é feita para o Cidadania, que filiou os vereadores Roseane Macedo, Domingos Borges, Seu Valmir, Zé Barreto e Demontier Agra.

O PSD de Normando e Giovanni comemora porque mantiveram Cicinho Cabeleireiro, com uma chapa completa.

(Coluna Rebate, Jornal do Cariri)

Relacionadas:

Topo