Jardim, Santana do Cariri e Lavras da Mangabeira, entre os piores em desenvolvimento

O estudo da Firjan avalia o desenvolvimento nas áreas da educação, saúde, emprego e renda. Brejo Santo é melhor colocado do Cariri.

12/05/2025 | Madson Vagner | Ceará

Os municípios caririenses de Jardim, Santana do Cariri e Lavras da Mangabeira estão entre os 10 municípios menos desenvolvidos do Ceará. É o que aponta o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado no último dia 08, segundo dados referentes a 2023. O estudo mostra os municípios ocupando as posições 175º, 177º e 182º, respectivamente.

Em 2013, Lavras ocupava a 153º posição, caindo 29 colocações e se tornando a terceira pior do Ceará. O estudo avalia o desenvolvimento dos municípios nas áreas da educação, saúde, emprego e renda, onde os 10 piores no índice apresentaram situação crítica em emprego, renda e saúde. Lavras e Santana têm prefeitos reeleitos, enquanto Jardim elegeu um novo gestor.

No Cariri, Brejo Santo é o melhor colocado, aparecendo em 11º lugar no ranking das cidades mais devolvidas do Estado. Segundo a Firjan, a nota geral de Brejo Santo reflete avanços nas políticas públicas adotadas pelo município demonstrando equilíbrio entre investimentos sociais e responsabilidade na gestão dos recursos.

(Com informações do Jornal do Cariri).

Relacionadas:

Topo