
A Justiça Eleitoral decidiu pela cassação dos mandatos do prefeito de Abaiara, Ângelo Furtado, o Angim (PT), na segunda-feira, 12. A sentença cassa ainda os mandatos do vice-prefeito Ricardo Leite (PT) e do vereador João Neto Sampaio (MDB); além de tornar inelegível por oito anos o ex-prefeito Chico Sampaio.
Titular da 26ª Zona Eleitoral, em Milagres, o juiz Otávio Oliveira de Morais, determinou a convocação de eleições suplementares para prefeito e vice, além da recontagem dos votos para vereador no município. Os votos de João Neto foram anulados e ele inelegível por oito anos. A decisão segue parecer do Ministério Público Eleitoral, que opinou pela cassação.
A sentença teve por base, uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), movida pelo diretório PDT de Abaiara, partido do candidato Lulu. A ação denunciou a prática de compra de votos flagradas pelos opositores na zona rural do município. Nas imagens aparecem Chico Sampaio e João Neto. A compra de votos beneficiaria a chapa Angin e Ricardo.
Nas redes sociais, Angin afirmou que vai recorrer da decisão. “Vamos recorrer com serenidade e confiança, porque acreditamos na Justiça e na verdade. Sigo firme com o plano de tornar Abaiara uma referência, assim como sigo firme no mandato que me foi dado democraticamente”, disse. Prefeito, vice e vereador permanecem no cargo até julgamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).