Municípios do Cariri Oriental fecharam lixões; resíduos depositados em aterro particular

Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte e Porteiras já estão depositando seus resíduos em um aterro particular.

23/07/2025 | Madson Vagner | Cariri

Os municípios do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região do Cariri Oriental (CORES) fecharam seus lixões. Apesar da organização e das discussões, os municípios não esperaram a efetivação do aterro consorciado. Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte e Porteiras já estão depositando seus resíduos em um aterro particular em Juazeiro do Norte.

Atualmente, o Cores é presidido pelo prefeito de Porteiras, Alboino Neto (PSB); mas, a medida para a extinção dos lixões foi articulada e implementada pelo seu ex-presidente, Cícero Figueiredo (PT), ex-prefeito de Milagres. Segundo Figueiredo, a medida emergencial foi tomada para atender a legislação que previu a extinção dos lixões para agosto de 2024.

A discussão para a implantação do aterro consorciado continua, mas sem previsão de implantação. A avaliação de alguns gestores é que a discussão está mais perto do romantismo, que de uma resolução prática.

Relacionadas:

Topo