
Em visita ao Ceará, na quarta-feira, 19, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou as pré-candidaturas dos deputados federais Eunício Oliveira (MDB) e José Guimarães (PT) ao Senado. Lula fez elogios aos dois deputados dizendo que terão papel importante nas eleições de 2026, mas disse que não é o momento das definições eleitorais.
“José Guimarães, que tem feito um excelente trabalho como nosso líder na Câmara, e o Eunício Oliveira, que já foi ministro em meu primeiro mandato e um grande presidente do Senado, terão papéis importantíssimos nas eleições de 2026”, afirmou Lula, ressaltando que é importante trabalhar “sem dar chance àqueles que só pensam em promover o atraso e minar nossa democracia. Ainda não está na hora, contudo, de fecharmos como serão as chapas”, acrescentou.
Na entrevista, Lula foi ainda questionado sobre Cid Gomes (PSB), que ocupa uma das vagas de senador, mas que tem dito que não pretende concorrer à reeleição. Cid não foi mencionado pelo presidente. Cid tem defendido a candidatura do deputado Júnior Mano (PSB). Outro aliado do bloco governista, no Ceará, é Chiquinho Feitosa (Republicanos).
Lula participou da inauguração do hospital universitário da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, e anunciou investimentos para a saúde e enfatizou a necessidade de se voltar para as realizações do governo. “Nosso trabalho, em 2025, é garantir que o povo possa colher o que o Governo Federal vem implantando desde 2023, quando reconstruímos ministérios e programas sociais que haviam sido destruídos”, disse.