No Crajubar, novos prefeitos pedem harmonia entre poderes e prioridade a geração de emprego

Os novos prefeitos de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, demonstraram preocupações com as finanças e pregaram harmonia entre os poderes como necessidade para a governança.

06/01/2021 | Madson Vagner | Cariri

Durante as cerimônias de posse os prefeitos de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, pregaram a harmonia entre os poderes e anunciaram como prioridade administrativa a busca por geração de emprego e renda. Os novos gestores foram empossados na sexta-feira, 1º janeiro, em solenidades comandadas pela câmaras de vereadores.

Durante a tarde, a partir das 17 horas, o prefeito eleito de Juazeiro, Glêdson Bezerra (Podemos), foi empossado pelo presidente reeleito da Câmara, vereador Darlan Lobo (MDB). Durante a transmissão do cargo, nas dependências da Prefeitura, Glêdson falou da importância dos vereadores e da Câmara.

“Lá (Câmara) estive por 12 anos. Mas, sei das limitações que temos, enquanto poder Executivo. Juazeiro precisa dos vereadores e dos seus olhares fiscalizadores e combativos; agora o bom combate e a boa fiscalização. Queremos e vamos lutar pela harmonia entre os poderes,” disse Gledson.

Em entrevista, o novo prefeito disse acreditar que um grande desafio da sua gestão será a economia do município, que passa por dificuldades em consequência da pandemia do novo coronavírus. Segundo Glêdson, as dificuldades causadas pela pandemia são imensas e somente na Secretaria de Saúde, os débitos ultrapassam os R$ 14 milhões.

O déficit da saúde é apenas parte das preocupações de Glêdson; ao todo a gestão Arnon Bezerra (PTB), deve deixar restos a pagar na ordem de R$ 116 milhões, sem dinheiro em caixa. O problema motivará ajustes na máquina pública com cortes de despesas.

Na mesma direção, o novo prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PDT), se disse preocupado com as finanças do município e terá como prioridade emergencial a geração de emprego e renda. Segundo ele, emprego a curto prazo e investimentos na educação para colher frutos a longo prazo.

Guilherme foi empossado pelo presidente da Câmara reeleito, vereador Odair Matos (PT), na sede da Câmara em cerimônia iniciada as 9 horas. O prefeito evitou falar em números e disse que prefere ver a realidade mais de perto depois que assumir. Em entrevista, o prefeito disse considerar a administração pública um desafio.

No Crato, o prefeito reeleito Zé Ailton Brasil (PT), também, pediu união entre os poderes para enfrentar os desafios que se avizinham. Zé Ailton citou as crises sanitária e financeira como principais desafios a serem vencidos. Disse que o momento é de busca por geração de emprego e renda.

Zé Ailton pediu que as tensões política fiquem para trás, junto com o pleito eleitoral que se encerrou em 15 de novembro. O prefeito destacou a necessidade de mudanças para avançar com o desenvolvimento do município nos próximos quatro anos. A posse no Crato aconteceu nas dependências do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos), a partir das 9 horas.

Entre os três prefeitos empossados, foi consenso a necessidade de ajuda dos deputados estaduais e federais, votados na região, para ajudar nas articulações para atrair investimentos. Dos três, Zé Ailton foi o único que demonstrou tranquilidade com as finanças do município.

Relacionadas:

Topo