
O deputado federal André Figueiredo, presidente do PDT no Ceará, tem visitado o Cariri para articular nomes com vistas à eleição de 2026 e angariar apoio à sua candidatura à reeleição. Na sua última passarem, em 20 de setembro, André se reuniu com prefeitos, vereadores e lideranças em Crato, Farias Brito, Potengi, Araripe e Tarrafas.
No Crato, o líder estadual do PDT esteve com o presidente da Câmara, Matheus Leite (PDT), e os vereadores Tiago Esmeraldo (PP) e Nando Bezerra (PSB), além do ex-vereador Dudé Morais (PDT), com quem ficou avançada a possibilidade de participação na disputa para deputado estadual. O mesmo convite foi feito a Matheus, que pediu tempo para consultar sua base eleitoral e aliados.
André diz que também existem nomes do partido em Juazeiro do Norte e Barbalha, mas não revelou. A articulação deve contar com lideranças de outras siglas. O presidente do PDT em Barbalha, Geraldo Sinésio, garante que mais pré-candidatos surgirão e que o seu nome poderá entrar na disputa por uma cadeira na Alece, caso o partido tenha interesse.
André colocou aos aliados a necessidade de recompor a força política do partido, após perder diversos deputados estaduais e federais para outras legendas, resultado do racha do partido no Ceará, a partir das eleições de 2022. No cenário estadual, o partido tenta manter nomes como Mauro Filho e Idilvan Alencar para a disputa de federal. André não esconde a expectativa de as sumir um ministério no Governo Lula, o que tem sido usado como atrativo para a articulação.