
Mesmo sem confirmação da base aliada do governo Elmano de Freitas (PT) e da direção do PDT, os bastidores política cearense não escondem uma articulação convencer Ciro Gomes a se candidatar ao Governo do Estado. A discussão assumida pela cúpula do PDT nacional é convencer Ciro se lançar novamente a Presidência.
A decisão sobre a candidatura de Ciro ao Planalto estaria ligada a possibilidade da sigla desaparecer pela ameaçado da clausula de barreira. Uma reunião em Brasília, liderada pelo ministro Carlos Lupi e a bancada federal já discutiram o assunto com Ciro.
Em pesquisa DataFolha, divulgada no domingo, 06, Ciro aparece com 19%, em cenário sem Lula e Bolsonaro. Ciro derrota Tarcísio de Freitas (16%) e Fernando Haddad (15%); além de Pablo Marçal (12%), Ratinho Jr. (7%), Eduardo Leite (5%), Romeu Zema (3%) e Ronaldo Caiado (2%).
No caso de candidatura de Ciro ao Planalto, o PDT deixaria a base de Elmano no Ceará. Nesse cenário, a dúvida é se Cid Gomes votará em Ciro, apesar do anúncio, em entrevista, de apoio à reeleição de Elmano. Cid não declarou apoio a reeleição de Lula.
(Com informações da Coluna Rebate, Jornal do Cariri).