
O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), tem o melhor desempenho contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em provável 2º turno nas eleições de 2026. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 9, Ciro teria 32% contra 41% de Lula, sendo a menor diferença entre todos os confrontos simulados.
Nas simulações, Lula tem 9% de vantagem contra Ciro, 10% a mais que Jair Bolsonaro (PL), hoje inelegível, 12% sobre Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou Michelle Bolsonaro (PL), 13% sobre Ratinho Júnior (PSD), 15% contra Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União) ou Eduardo Bolsonaro (PL) e 23% a mais que Eduardo Leite (PSD).
Apesar da proximidade, Ciro não aparece entre os dois melhores colocados em nenhum dos cenários do 1º turno. Lula lidera em todos os cenários de 1º turno, pontuando entre 35% e 43% das intenções de voto, dependendo dos candidatos. Mesmo com a liderança, Lula não ultrapassa a marca de 50% em nenhum dos cenários, reflexo do número de indecisos, voto em branco, nulo ou nenhum dos candidatos.
Ciro aparece ainda no cenário estadual como principal nome da oposição ao governo Elmano de Freitas (PT). Segundo pesquisa Real Time Big Data, divulgada no dia 29, Ciro chega aos 43%, contra 42% de Elmano.