Petistas voltam descartar candidatura de Camilo ao Governo: ‘Elmano é plano A’

Durante o ato do dia 8, em defesa da democracia, em Fortaleza, lideranças petistas voltaram a desmentir especulações sobre uma candidatura de Camilo ao governo.

11/01/2026 | Madson Vagner | Ceará

Lideranças do PT no Ceará reagiram mais uma vez às especulações sobre uma possível candidatura do ministro da Educação, Camilo Santana, ao governo do Ceará em 2026. Dirigentes partidários e parlamentares da base governista reforçam que a reeleição do governador Elmano de Freitas (PT) como prioridade absoluta no Estado. Segundo afirmaram, não há plano alternativo.

Entre as lideranças, o presidente estadual do PT, Antônio Filho, o Conin. Ele afirmou que o partido está fechado em torno do nome de Elmano e rechaçou a tese de um “plano B”. “O Elmano é o nosso candidato, não tem plano B, estamos construindo sua reeleição. Ele está fazendo um grande governo e não tenho dúvida de que será reeleito”, disse na quinta-feira (8), durante ato em defesa da democracia, na Praça do Ferreira.

No mesmo evento, o líder do PT na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual De Assis Diniz (PT), adotou o mesmo discurso de Conin ao comentar as eleições do próximo ano. Ele classificou como infundadas as especulações sobre uma candidatura de Camilo ao Governo do Ceará. “Para ter plano B, precisa haver alguma ameaça, e não há,” disse completando: “O Elmano é o candidato e nós vamos vencer as eleições em primeiro turno”.

O líder do Governo Elmano na Alece, deputado estadual Guilherme Sampaio (PT) também tratou como “absolutamente consolidada” a pré-candidatura de Elmano à reeleição. “Elmano tem o apoio firme do ministro Camilo, do senador Cid Gomes (PSB), de uma base ampla de partidos e, especialmente, do presidente Lula, que tem um carinho muito especial pelo povo cearense”, afirmou.

Relacionadas:

Topo