Diante das recentes tensões interna com uma possível disputa por uma vaga na disputa ao Senado, o presidente estadual do PT, Antônio Filho (Conin), reafirmou que o deputado federal, José Guimarães, é o nome escolhido pelo partido para disputar o Senado em 2026. Segundo Conin, a indicação não é pessoal do parlamentar, mas uma demanda do PT, dentro de uma estratégia nacional para fortalecer a base de apoio ao governo Lula no Congresso. “Guimarães chega com experiência de cinco mandatos e de líder do governo da Câmara, para reforçar o próximo mandato de Lula”, disse.
O presidente petista admitiu que alguns partidos aliados consideram excessiva o PT ocupar o governo estadual e uma das vagas ao Senado. Porém, ele afirma que o protagonismo do partido no Ceará foi dado pelas urnas. “O protagonismo que o PT exerce, ele é delegado pela população, ele é legítimo”, afirmou. Conin disse ter confiança em um entendimento amplo entre os aliados para composição das chapas.
Questionado sobre especulações de que uma candidatura de Ciro Gomes ao governo, poderia alterar os planos da base governista, levando Camilo Santana para disputar o cargo, Conin negou qualquer possibilidade. “Elmano está mais do que credenciado, não tem plano B. O Elmano é nosso candidato e o adversário é problema da oposição”, declarou.


