Em votação história para o Nordeste brasileiro e a região do Cariri cearense, a Câmara Federal aprovou, no dia 03, a inclusão do nome do Padre Cícero Romão Batista no livro dos Heróis da Pátria. O Projeto de Lei (PL10/2020), de autoria do deputado federal José Guimarães (PT), líder do governo Lula, foi aprovado pela maioria absoluta dos parlamentares.
O projeto justifica a inclusão como sendo o Padre Cícero uma referência humana de grande relevância para região nordestina e para o país. “Padre Cicero é reconhecido nacionalmente como uma liderança que lutou pela justiça social com imensa generosidade, ao colocar sua vida à disposição dos aflitos, dando conforto espiritual a quem sofre os dramas da vida,” diz o projeto.
Guimarães destacou a inclusão do nome do Padre Cícero no “livro de aço dos heróis e heroínas nacional”. “Quero me dirigir a todo o Cariri e dizer da minha fé e do meu compromisso; e esse reconhecimento que a Câmara dos Deputados faz é uma questão de justiça ao Padre Cícero Romão Batista,” disse.
Padre Cícero nasceu em 1844 na cidade de Crato, no Ceará, e foi fundador de Juazeiro do Norte, onde fez sua vida pastoral e política. Padre Cícero foi prefeito de Juazeiro e vice-governador do Ceará.