O avanço do PSB no Ceará, após a eleição de 2024 é inquestionável. Foram 65 prefeitos e mais 13 deputados estaduais anunciados na última semana, pelo presidente estadual da sigla, Eudoro Santana. A filiação em massa está agendada para o dia 3 de fevereiro. Claro, não se pode esquecer pelo menos três federais que devem seguir o mesmo caminho.
Mas ter o maior número de prefeitos e as maiores bancadas estadual e federal não é o suficiente. Na sexta-feira (17), o prefeito de Assaré, Libório Leite (PSB), foi eleito para presidir o Consórcio de Saúde da Microrregião do Crato, desbancando, inclusive, o prefeito do Crato, André Barreto (PT). Libório acabou eleito em chapa única, depois de articular maioria de sete dos 12 votos.
O consórcio, formado pelos municípios de Tarrafas, Assaré, Altaneira, Antonina do Norte, Nova Olinda, Campos Sales, Salitre, Araripe, Santana do Cariri, Crato e Farias Brito, tem um grande poder de arregimentação popular e articulação política regional. Os petistas ligados ao governador Elmano de Freitas (PT) não escondem o desconforto.