
Pesquisa do Instituto RealTime/BigData, encomendada pelo Jornal do Cariri, sobre a corrida eleitoral de Barbalha aponta liderança do prefeito Argemiro Sampaio (PSDB), candidato à reeleição. Segundo a pesquisa, Argemiro tem 40% das intenções de votos contra 36% do candidato da oposição, Dr. Guilherme (PDT). Brancos e nulos somaram 11% e não souberam responder 13%.
Se considerado a margem de erros, pontuado em 5% para mais ou para menos, os candidatos Argemiro e Guilherme estão empatados tecnicamente. O empate técnico é percebido também na avaliação espontânea da pesquisa, onde Argemiro aparece com 34% e Guilherme com 31%.
Ainda na sondagem espontânea, a pesquisa aponta que 1% dos entrevistados preferiam outros nomes que não constam na disputa. Brancos e nulos são 5% e 29% não souberam responder. A avaliação mostra um alto índice de indecisos na disputa.
O RealTime/BigData, perguntou sobre a rejeição dos eleitores aos dois candidatos. Nesse quesito, o prefeito Argemiro tem 31% e Dr. Guilherme 25%. Entre os entrevistados 9% rejeitam ambos os candidatos, 26% não tem rejeição a nenhum e outros 9% não souberam opinar.
A pesquisa avaliou ainda os governos municipal, estadual e federal. Sobre o desempenho do prefeito Argemiro Sampaio, 42% dos eleitores avaliam sua gestão como Ótimo e bom. 28% avaliam a gestão como regular, enquanto 28% qualificam entre ruim e péssimo. 2% não souberam opinar. Quando perguntados de forma direta, 55% dos entrevistados aprovam a gestão e 41% desaprovam. 4% não opinaram.
Sobre o desempenho do governador Camilo Santana (PT), 78% dos eleitores de Barbalha aprovam a gestão e outros 18% desaprovam o governo. 7% não souberam opinar. Com relação ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), 38% aprovam e 56% desaprovam. 6% não souberam opinar.
O RealTime/BigData não pesquisou a influência do governador Camilo Santana e do presidente Jair Bolsonaro na disputa eleitoral de Barbalha. A pesquisa entrevistou 400 pessoas entre os dias 22 e 24; tem margem de erros de cinco pontos percentuais para mais ou para menos e 95% de confiança. Está registrada na Justiça Eleitoral sob o número CE 04083/2020.
(Jornal do Cariri).