Rede inviabiliza candidatura do Psol em Juazeiro; federação vai apoiar Fernando Santana

O presidente do Psol no Ceará, Alexandre Uchôa, disse que o processo de definição da federação em Juazeiro foi conturbado desde o início.

09/08/2024 | Madson Vagner | Cariri

A Rede Sustentabilidade retirou a pré-candidatura de Germano Lima (Psol) à Prefeitura de Juazeiro do Norte. Os dois partidos fazem federação com maioria da Rede para decisões sobre candidaturas. Com três votos dos cinco da federação, a Rede decidiu a candidatura de Fernando Santana (PT).

Alexandre Uchôa, presidente do Psol Ceará, disse que o processo de definição da federação na campanha em Juazeiro do Norte foi conturbado desde o começo. “O processo em Juazeiro desde o início é atribulado de fato. Em vários municípios essa perspectiva de federação há um choque de cultura política,” disse. Uchôa avalia que a cultura política da Rede é diferente do Psol.

Uchôa observa ainda que, apesar da decisão do Psol em lançar uma candidatura própria, o partido tinha ciência de que a Rede tinha maioria, portanto, decidia. Mesmo com a ameaça, nos bastidores, Germano garantia ter a situação sobre controle, com a articulação de um voto dentro da Rede, o que não aconteceu.

O Psol ressaltou que Germano Lima sempre se destacou nas pesquisas, mas que isso está superado e agora todos devem trabalhar para a eleição de Fernando Santana.

Relacionadas:

Topo