O governador Camilo Santana (PT) prometeu divulgar os nomes para o seu próximo Governo, entre o natal e o Ano Novo. E a promessa, feita durante sua diplomação no dia 19, vai se confirmar. A edição do Diário Oficial do Estado, da sexta-feira, 21, trouxe a publicação da Reforma Administrativa. A partir de agora, o governador Camilo tem carta branca para anunciar os novos nomes.
Uma mudança
A movimentação nos bastidores é enorme. Uma das mudanças pode ser a ida do atual chefe de Gabinete, Élcio Batista, para a secretaria de Governo. A mudança não está confirmada porque Élcio é questionado pelo PT, que quer um dos seus nomes a frente da Secretaria.
O PT usa a SDA
Enquanto exige a Secretaria de Governo, o PT é cobrado por não assumir a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), que é da sua cota. Os petistas estariam recuando na indicação para tensionar a relação com Camilo. O PT estaria segurando a indicação para pressionar Camilo a responder aos ataques de Cid e Ciro contra o PT.
Resposta de Camilo
Em resposta, Camilo chegou a sugerir que o deputado José Guimarães, responsável pela indicação, assumisse a secretaria, mas ele recusou. Agora Camilo estuda a possibilidade dele próprio escolher o nome para a SDA, dentro do PT é claro, mas não necessariamente ligado a Guimarães. Camilo avalia que a tensão é entre PDT e PT e acontece no âmbito nacional e que não vai se meter. Com a indicação, Camilo dá um ultimato à Guimarães: ou assume, ou indica ou vai perder.