
Os vereadores de Juazeiro do Norte, David Araújo (PTB), e de Crato, Marconde da Vila (MDB) e Nando Bezerra (Pros), sofreram derrotas significativas na Justiça Estadual e nos tribunais superiores na última semana. David é acusado de abuso de poder econômico e compra de votos, enquanto Marconde e Nando respondem a processos criminais.
No dia 23, David teve recurso negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que confirmou sua cassação e multa de 50 mil UFIRs. Em votação unanime, os ministros seguiram o relator Sérgio Banhos, que reconheceu finalidade eleitoreira na entrega de benesses à população. A suplente Auricélia Bezerra já assumiu o mandato desde decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em maio de 2022.
No mesmo dia 23, a sexta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso de agravo regimental e manteve a suspensão dos seus direitos políticos de Marconde. O vereador responde por crimes previstos na legislação do Sistema Nacional de Armas. Ainda resta ao vereador, embargo declaratório ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em mantendo a decisão, deve assumir o suplente Celso dos Frangos (MDB).
Nando, já afastado do cargo desde a decisão de primeira instância, onde teve processo transitado e julgado, sem defesa. No dia 21, Nando teve recurso negado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), no processo que responde por porte ilegal de arma de fogo. No seu lugar, já assumiu o suplente Dárcio Luiz (Pros).