A sessão do dia 20, na Câmara de Altaneira, deve virar alvo de ação judicial. Na sessão, o presidente Deza Soares (PT) encaminhou a votação de cassação do cargo de vice-presidente, então ocupado pelo vereador Valmir Brasil (PSB), licenciado para assumir a Secretaria de Governo da gestão Késia Alcântara (PSB). Para o presidente Deza, a licença deixou o cargo vago, o que motivou a eleição.
A posição do presidente Deza foi questionada pela bancada do PSB, liderada pelo vereador Paulo Robson, que avaliou o ato como “profundo desrespeito ao Regimento Interno”. Não houve processo, nem direito à defesa. Em decisões avaliadas como de “rolo compressor”, Deza negou “questões de ordem” durante a sessão.
Com maioria na mão, Deza “atropelou” e decretou a eleição das vereadoras, justificando estar embasado em “orientação jurídica”. No mesmo dia, as vereadoras Ana Maria (PT) e Janne Meire (PSB) tomaram posse como vice-presidente e secretária, respectivamente. O caso vai parar no Ministério Público e a crise continuará nesse embate recorrente entre PT e PSB.


