Um dos principais críticos do presidente Lula durante o processo eleitoral de 2022, o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) está de volta ao Brasil após dois meses em Boston, nos Estados Unidos. Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Ciro desembarcou na quinta-feira, 06.
Ciro teria permanecido por dois meses estudando com Mangabeira Unger, professor da Universidade Harvard. Não há informação de um curso em específico. Entre aliados do governo a expectativa é que Ciro volte a atacar Lula, sob o mote dos 100 primeiros dias do governo petista.
Ciro também deve direcionar críticas ao governador do Ceará, Elmano de Freitas, para fortalecer o grupo liderado por Roberto Cláudio, candidato derrotado nas Eleições 2022. O grupo deve apoiar a reeleição do prefeito José Sarto (PDT).
A dúvida entre aliados e opositores e se Ciro inicia os ataques ao presidente Lula, ainda filiado ao PDT de Carlos Lupi, ministro da Previdência Social do governo petista. É esperado seu desembarque no PSDB de Tarso Jereissati.