Os municípios de Crato e Juazeiro do Norte estão entre as três melhores cidades do Ceará, segundo o prêmio Band Cidades Excelentes, entregue na segunda-feira, 13. Juazeiro foi finalista na categoria ‘Saúde e Bem-estar’ e Crato em ‘Governança, Eficiência Fiscal e Transparência’, ambas entre as cidades acima de 100 mil habitantes. O evento, realizado na Assembleia Legislativa, premiou 38 dos 184 municípios cearenses. Crato e Juazeiro disputaram as três primeiras posições com Sobral, que acabou sendo a mais premiada.
A premiação, reconhecida como o ‘Oscar da administração pública’ tem objetivo de premiar as gestões com os melhores desempenhos em pilares da gestão pública, como governança, eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; desenvolvimento socioeconômico e ordem pública; além de sustentabilidade.
Para o prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra, apesar de não ter levado o primeiro lugar na categoria, estar entre os finalistas é uma vitória. “Quando recebi a cidade de Juazeiro do Norte, ocupávamos a última colocação em saúde, planejamento, gestão fiscal, transparência e uma das últimas colocações em educação. Em tão pouco tempo, mudamos essa realidade e já colecionamos alguns bons resultados”, lembra.
Nos últimos 3 anos, o município tem se destacado nacionalmente na área da saúde. No 1° quadrimestre de 2023, ocupou o 1° lugar no Previne Brasil, entre as cidades acima de 200 mil habitantes. Também foi reconhecida pela Revista IstoÉ, como a 31ª melhor cidade do país no indicador social saúde, entre os municípios de grande porte.
De acordo com o prefeito do Crato, Zé Ailton, a população do Crato ganha com essa premiação e isso mostra que o trabalho que está sendo desenvolvido não é apenas do prefeito, mas de toda uma equipe. “Compartilho esse prêmio com toda a população do Crato”, disse, ao agradecer ao Governo do Estado e todos os parceiros que têm contribuído com o desenvolvimento do município.