O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) divulgou a lista dos políticos do Ceará que tiveram contas rejeitadas ou julgadas irregulares. A região do Cariri tem 259 nomes, sendo 23 concorrendo as eleições deste ano aos cargos de prefeito e vereador. O documento foi entregue ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) e pode resultar na impugnação das candidaturas.
Dos 23 que registraram candidaturas, dois concorrem ao cargo de prefeito, quatro ao de vice e 17 ao de vereador. O PSB lidera a lista com 10 nomes, seguido de PT e PSD, com quatro cada. O PDT tem dois; PCdoB, MDB e Mobiliza, têm um candidato cada.
O candidato a prefeito em Penaforte, Luis de Celestina, e o vice em Jati, Ronivaldo, ambos do PSB, constam na lista e poderão ser impedidos de concorrer. Deles constam débitos em processos no TCE. Também são listados com débitos os nomes de Alyne Alencar (PT) e Professor Aurélio (PCdoB), candidatos e vereador (a) em Juazeiro do Norte.
O ex-prefeito de Farias Brito, Vandevelder Freitas (PT), que disputa a Prefeitura, também faz parte da lista, mas não constam débitos em seus processos. Ele garante que concorrerá e há um equívoco na atualização.
(Com informações do Jornal do Cariri).