FIEC promove debate sobre gestão ambiental e lixão; Comares Cariri esteve presente

O encontro, em Fortaleza, debateu os Consórcios Públicos de Resíduos e o Projeto do Parque Tecnológico Industrial (PARTECI).

20/01/2024 | Madson Vagner | Ceará

O grupo gestor do Consórcio Intermunicipal para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região do Cariri (COMARES) esteve em Fortaleza na quinta-feira, 18, para debater os Consórcios Públicos de Resíduos e o Projeto do Parque Tecnológico Industrial (PARTECI). Promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio de seu Conselho Temático de Meio Ambiente (COTEMA), o encontro teve a participação da Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (AGACE).

A proposta do PARTECI foi detalhada pelo presidente do COTEMA, Marcos Albuquerque, que qualificou o sistema como inovador e capaz de resolver a questão do lixo, ao mesmo tempo em que impulsiona o desenvolvimento de novas indústrias no interior do Estado. O PARTECI propõe um destino adequado para o lixo, promovendo não apenas a sustentabilidade ambiental, mas, também, o crescimento econômico das regiões cearenses.

O presidente do COMARES Cariri, prefeito Samuel Cidade Werton, destacou a importância do evento ao apresentar um novo modelo de gestão para erradicar os lixões no Ceará. Samuel enfatizou o compromisso dos municípios envolvidos em buscar soluções conjuntas. “Estamos aqui para aprender em um momento muito engrandecedor, onde todos têm um pensamento em comum: o fim dos lixões no nosso Estado”, afirmou.

O Secretário Executivo do COMARES Cariri, Brito Júnior, destacou a relevância da reunião e ressaltou a determinação em agir com rapidez para implementar as soluções. “Em breve, traremos novidades e obras sendo finalmente iniciadas”, revelou.

Na avaliação dos presentes, o evento proporcionou um ambiente propício para a troca de ideias e parcerias entre o setor produtivo e os governos municipais consorciados. O debate marcou a busca por alternativas sustentáveis e inovadoras para a questão do lixo no Estado do Ceará.

Relacionadas:

Topo